O exame toxicológico é um exame que detecta a presença de substâncias psicoativas no organismo. Essas substâncias podem ser drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack, heroína, entre outras, ou medicamentos controlados, como benzodiazepínicos, antidepressivos, estimulantes, entre outros.
O exame toxicológico é realizado por meio de uma coleta de sangue, urina ou cabelo. A coleta de sangue é a mais comum, mas também pode ser realizada a coleta de urina ou cabelo, dependendo do tipo de exame.
O exame toxicológico é um exame importante para a saúde pública. Ele pode ser utilizado para diagnosticar o uso de drogas ilícitas ou medicamentos controlados, e também pode ser utilizado para monitorar o tratamento de pessoas com dependência química.
Tipos de exame toxicológico
Existem dois tipos principais de exame toxicológico:
- Exame toxicológico de larga janela de detecção: Esse tipo de exame é capaz de detectar a presença de substâncias psicoativas no organismo por um período de até 90 dias. Ele é utilizado para exames de rotina, como a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou a contratação de funcionários para determinados cargos.
- Exame toxicológico de janela de detecção curta: Esse tipo de exame é capaz de detectar a presença de substâncias psicoativas no organismo por um período de até 24 horas. Ele é utilizado para casos específicos, como a investigação de acidentes de trânsito ou a avaliação da dependência química.
Como é feito o exame toxicológico?
O exame toxicológico é realizado por um técnico de laboratório ou um enfermeiro. O paciente deve sentar-se ou deitar-se em uma cadeira confortável. O técnico ou enfermeiro fará uma punção no braço do paciente para coletar uma pequena quantidade de sangue, urina ou cabelo. O sangue, a urina ou o cabelo é então enviado para um laboratório para análise.
Preparo para o exame toxicológico
O paciente deve seguir as instruções do médico ou do laboratório para se preparar para o exame toxicológico. Para o exame toxicológico de sangue, o paciente deve ficar em jejum de 8 a 12 horas antes do exame. Para o exame toxicológico de urina, o paciente deve coletar a urina no início da manhã, antes de consumir qualquer alimento ou bebida. Para o exame toxicológico de cabelo, o paciente deve raspar uma pequena quantidade de cabelo da cabeça ou do corpo.
Resultados do exame toxicológico
Os resultados do exame toxicológico são expressos em um laudo. O laudo indica se a presença de substâncias psicoativas foi detectada ou não.
Complicações do exame toxicológico
O exame toxicológico é um exame simples e seguro que geralmente não causa complicações. No entanto, em casos raros, o paciente pode sentir dor no local da punção ou hematoma.
Recomendações
O exame toxicológico é um exame importante que pode ajudar a diagnosticar o uso de drogas ilícitas ou medicamentos controlados. O médico ou o enfermeiro pode recomendar o exame toxicológico para pacientes que apresentam risco de dependência química ou que já foram diagnosticados com dependência química.
Exame toxicológico de CNH
O exame toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E. O exame é realizado a cada 2 anos, ou a cada ano para motoristas que exercem atividade remunerada.
O exame toxicológico de CNH é realizado por meio de uma coleta de cabelo ou pelo. A coleta é realizada por um técnico de laboratório ou um enfermeiro. O cabelo ou o pelo é então enviado para um laboratório para análise.
Os resultados do exame toxicológico de CNH são expressos em um laudo. O laudo indica se a presença de substâncias psicoativas foi detectada ou não.
Se o resultado do exame toxicológico de CNH for positivo, o motorista terá a CNH suspensa por 3 meses. Se o motorista for reincidente, a CNH será suspensa por 12 meses.
Exame toxicológico para empresas
Algumas empresas exigem exame toxicológico para a contratação de funcionários para determinados cargos. O exame é realizado por meio de uma coleta de sangue, urina ou cabelo.
Os resultados do exame toxicológico para empresas são expressos em um laudo. O laudo indica se a presença de substâncias psicoativas foi detectada ou não.
Se o resultado do exame toxicológico para empresas for positivo, o candidato não será contratado.
TOXICOLÓGICO
INTERPRETAÇÃO: O exame toxicológico em cabelo ou pelo determina a presença de vestígios metabólicos de substâncias narcóticas e estimulantes (drogas), que se depositam nos fios de modo cumulativo após o consumo.
O cabelo é ricamente vascularizado e a incorporação dos metabólitos das drogas acontece a partir da exposição das células da matriz capilar, através da corrente sanguínea.
O período do crescimento do cabelo é em média de 1 cm ao mês, equivalendo ao período de 30 dias de janela de detecção, ou seja, para o exame contemplar 90 dias de sensibilidade, necessita-se no mínimo de 3 cm de cabelo, sendo esta informação imprescindível para a definição do material a ser coletado. Caso não tenha o comprimento para abranger este tempo de detecção, a coleta deverá ser direcionada para pelos corporais, sendo a quantidade necessária equivalente a uma bola de algodão com 2 cm de diâmetro.
DOENÇAS RELACIONADAS: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.
Conclusão
O exame de TOXICOLÓGICO pode ser realizado no Laboratório de Análises Clínicas – Thiago Hugo – Diamantina.
[wpseo_map id=”239″ width=”400″ height=”300″ zoom=”-1″ map_style=”hybrid” scrollable=”1″ draggable=”1″ show_route=”1″ show_state=”0″ show_phone=”1″ show_phone_2=”1″ show fax=”1″]
[wpseo_address id=”239″ show_state=”1″ show_country=”1″ show_phone=”1″ show_phone_2=”1″ show_fax=”1″ show_email=”1″ show_url=”1″ show logo=”0″]
[wpseo_opening_hours id=”239″ show_days=”sunday,monday,tuesday,wednesday,thursday,friday,saturday”]