O exame de hormônio da paratireóide, ou exame de PTH, é um teste que mede os níveis de paratormônio no sangue. O paratormônio é um hormônio produzido pelas glândulas paratireóides, localizadas no pescoço, em frente à tireoide. O paratormônio é importante para a regulação dos níveis de cálcio e fósforo no sangue.
O exame de PTH é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue, que é então enviada para um laboratório para análise. O exame pode ser realizado em qualquer momento do dia.
O exame hormônio da paratireóide PTH é indicado para o diagnóstico de:
- Hiperparatireoidismo: O hiperparatireoidismo é uma condição causada por um excesso de paratormônio no corpo. O excesso de paratormônio pode levar a níveis elevados de cálcio no sangue, que podem causar uma série de problemas de saúde, como pedras nos rins, osteoporose e problemas cardíacos.
- Hipoparatireoidismo: O hipoparatireoidismo é uma condição causada por uma deficiência de paratormônio no corpo. A deficiência de paratormônio pode levar a níveis baixos de cálcio no sangue, que podem causar uma série de problemas de saúde, como espasmos musculares, câimbras e convulsões.
Os resultados do exame de PTH são expressos em unidades de pico por mililitro (pg/mL). Os valores normais de PTH variam de acordo com a idade e o sexo. Em adultos, os valores normais de PTH são os seguintes:
- Homens: 10 a 65 pg/mL
- Mulheres: 10 a 65 pg/mL
Valores de PTH acima dos valores normais podem indicar hiperparatireoidismo. Valores de PTH abaixo dos valores normais podem indicar hipoparatireoidismo.
O exame de PTH é um teste seguro e eficaz que pode ser usado para avaliar os níveis de paratormônio no corpo.
Tipos de exame de PTH
Existem dois tipos principais de exame de PTH:
- Exame de PTH intacto: Este exame mede os níveis de paratormônio intacto, que é a forma ativa do hormônio.
- Exame de PTH livre: Este exame mede os níveis de paratormônio livre, que é a forma não ligada do hormônio.
O exame de PTH intacto é o mais comumente realizado. O exame de PTH livre pode ser realizado em casos específicos, como quando o paciente está tomando medicamentos que podem interferir nos resultados do exame de PTH intacto.
Preparo para o exame de PTH
Não é necessário nenhum preparo especial para o exame de PTH. No entanto, é importante informar ao médico se o paciente estiver tomando algum medicamento, pois alguns medicamentos podem interferir nos resultados do exame.
Resultados do exame de PTH
Os resultados do exame de PTH são interpretados pelo médico, que irá levar em consideração os sintomas do paciente, os resultados de outros exames e a história médica do paciente.
Em geral, valores de PTH acima dos valores normais indicam hiperparatireoidismo. Valores de PTH abaixo dos valores normais indicam hipoparatireoidismo.
PTH INTERPRETAÇÃO
O hormônio da paratireóide (PTH) regula a concentração plasmática de cálcio e fósforo. Seu efeito global é o de elevar os níveis plasmáticos de cálcio, enquanto diminui os níveis de fósforo. Existe PTH circulante em três formas moleculares distintas: a molécula de PTH intacta, que se origina nas paratireóides e duas formas circulantes menores: fragmentos N-terminais e fragmentos C-terminais. Atualmente, há dois radioimunoensaios disponíveis para detectar PTH intacto e os fragmentos N e C-terminais. Ambos os testes podem ser usados para confirmar o diagnóstico de hiperparatireoidismo ou hipoparatireoidismo. O ensaio de PTH C-terminal é mais útil no diagnóstico de perturbações crônicas no metabolismo de PTH, como o hiperparatireoidismo secundário e terciário; ele também diferencia melhor hiperparatireoidismo ectópico de primário. O ensaio para PTH intacto e o fragmento N-terminal refletem com mais precisão alterações agudas no metabolismo de PTH e, portanto, são úteis na monitoração da resposta do paciente à terapia de PTH.
DOENÇAS RELACIONADAS
Hiperparatireoidismo, Hipoparatireoidismo, Pseudohipoparatireoidismo, Insuficiência renal crônica.
Conclusão
O exame hormônio da paratireóide PTH pode ser realizado no Laboratório de Análises Clínicas – Thiago Hugo – Diamantina.
[wpseo_map id=”239″ width=”400″ height=”300″ zoom=”-1″ map_style=”hybrid” scrollable=”1″ draggable=”1″ show_route=”1″ show_state=”0″ show_phone=”1″ show_phone_2=”1″ show fax=”1″]
[wpseo_address id=”239″ show_state=”1″ show_country=”1″ show_phone=”1″ show_phone_2=”1″ show_fax=”1″ show_email=”1″ show_url=”1″ show logo=”0″]